Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Atletas da Cufa Paraná participam de evento com Oscar Schimdt.


Texto produzido por Luciana Macedo.

Na última terça-feira, 17 á 19 de Julho, o instrutor de basquete de Rua Waldisnei Henrique, membro da Central Única das Favelas do Paraná, base de Cambé, participou da palestra do Oscar Schmidt, Henrique coordenou á equipe com Leandro dos Santos, Guilherme dos Santos e Felipe Franco, ambos participaram da abertura do evento produzido pela:  Agência de Marketing Promocional & Eventos Corporativos - Graphitaria em parceira com o Grupo View, para o Grupo PBLopes | Scania. Na ocasião os “atletas” da CUFA foram responsáveis pela abertura do evento demonstrando seus talentos através do basquete de rua, motivando o publico a jogadas, junto com o maior ídolo do basquete brasileiro Oscar Schmidt. O evento foi realizado nas cidades de Londrina - PR e Campo Grande - MS. Em Campo Grande os atletas tiveram a oportunidade de bater bola com os “Meninos do Jardim Ivone”, assim conhecido, um colégio que vem se destacando pelas suas conquista no basquete Sub 14. Os Meninos do Jardim Ivone, após uma repostagem em rede nacional, mostrou o amor da equipe pelo esporte, pois os mesmo treinavam em uma quadra de terra em frente à escola, mas hoje a realidade é outra com a quadra coberta e linda, só tem alegria!  







 
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CUFA PR - participa da Semana Pedagógica, Escolas Estaduais!


Texto produzido pela CUFA.

Na última quinta-feira, 19 de Julho, a Central Única das Favelas do Paraná, através do projeto “Circuito Social Favela Ativa”, participaram pelo 3ª ano da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, durante o evento a CUFA realizou palestras para os profissionais da educação nos colégios Estaduais Dom Geraldo Fernandes (Cambé) e Professor Lauro Gomes (Londrina). A CUFA aproveitou para elogiar a iniciativa solicitada pelas escolas, em envolver os temas: drogas licitas e ilícitas, crack, violência, uso de etílico na adolescência e evasão escolar. Acrescentou o palestrante e Coordenador Estadual da CUFA José Antonio: “Para haver mudanças no cotidiano dos adolescentes é necessário o debate alinhado de ações prática, no campo cultural, desporto e científicos - na educação é fundamental, pois acreditamos nesta, que tem o poder de transformação.” O projeto também levou pela primeira vez a exposição de fotografias Crack: Não Deixe Esta Pedra Te Derrubar! Houve caloroso debate durante a palestra, pois os educadores refletiram sobre a importância de um projeto político pedagógico que venha de encontro à necessidade dos adolescentes. No período da tarde os palestrantes Prof. Luciana Macedo - pós graduada em educação física e coordenadora da CUFA Cambé trabalhou inclusão e Washington conhecido por Wmc - arte educador e colaborador da CUFA Londrina, discutiram com os educadores, uma pedagogia histórica-critica, trazendo a importância cultural periférica na educação cotidiana, utilizando estratégia de ensino inovador com participação dos aluno de modo diferenciado e sistêmico que os leve a rever seus comportamentos e referências. 





Postado por Comunicação CUFA - PR.
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327


sexta-feira, 20 de julho de 2012

SOPA DE LETRAS - CUFA - CWB


 Neste ultimo fim de semana, domingo dia quinze (15), em Curitiba, alguns escritores se aprontando para mais um evento conhecido como “sopa de letras” esse evento tem como finalidade preencher espaços com o mais puro graffit real, como é reconhecido o (bonber) ou trow up, e expor a artes das ruas com muito colorido e vida em muros que antes eram sujos e abandonado, neste evento foram utilizado um espaço de 100 mts x 3,10 de altura sendo ele dividido em 114 espaços, todos preenchido pelos artistas. O evento conta com a colaboração de muitos escritores da rua, sendo nas suas obras e na sua ação social, tendo em vista que cada um que compareceu neste evento levou um agasalho que será destinado à igreja Bola de Neve em Colombo, arrecadou um total de 62 agasalhos que serão distribuídos entre as famílias que necessitam. O evento foi realiado no bairro Vila Verde em Curitiba uma das áreas mais violentas da cidade, um dos escritores e também organizador se diz "muito satisfeito tendo em vista que é o ponto forte do evento, esperamos crescer em nome de todos que aqui estão para que a cada dia estejamos mais forte nessa ação diz: James Garcia (thoffy)", o evento contou com apoio da secretaria da escola, e empresas direcionadas no ramo e da Central Única das Favelas (CUFA). Foram sorteados brindes teve participação de escritores da comunidade em geral e assim ficamos ansiosos para o próximo “sopa de letras”!!



Postado por Comunicação CUFA - PR.
Contato: joseantonio.cufaprcambe@gmail.com
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327 (Londrina -PR)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

LEC - Liga de Empreendedores Comunitários


CUFA CRIA “A LIGA DE EMPREENDEDORES COMUNITÁRIOS “No próximo dia 26 de julho a Cufa dá um importante passo e promove o lançamento da L.E.C – Liga de Empreendedores Comunitários. O projeto surgiu após o sucesso da Taça das Favelas – um torneio de futebol realizado pela instituição em 2011 e que se mostrou um forte aliado na mobilização das comunidades e na capacidade de união entre elas. 

O torneio envolveu times de 80 comunidades e foi totalmente organizado e produzido por lideres comunitarios, que mostraram grande capacidade de realização. Os moradores, por sua parte, conseguiram mostrar que o esporte, a cultura e o envolvimento com os aspectos sociais, superam conflitos históricos e muitas vezes tornam uniões antes inimagináveis, em possibilidades concretas. O objetivo da Liga é promover o encontro entre moradores de favelas e periferias, historicamente grandes empreendedores orgânicos, oferecendo qualificação e estímulo às mais diversas oportunidades de negócios nas áreas de comércio, serviço, esporte e cultura nestes espaços habitacionais da cidade. A Cufa tem como missão central estimular a organização do discurso e das práticas dos moradores de favelas, bem como aproximar as visões dos dois universos, favelas e empresas, gerando assim oportunidades, negócios e cooperação mútua. É de conhecimento de todos que a Central Única das Favelas vem fazendo esse trabalho ao longo dos anos, mas agora em grande escala e com muitos parceiros envolvidos, em diversos projetos e ações. “A ideia é criar pontes entre diferentes marcas e instituições e as comunidades, pacificadas ou não, possibilitando condições para a implementação de projetos necessários ao desenvolvimento desses territórios e oferecer perspectivas melhores aos seus moradores”, ressalta Celso Athayde, secretário geral da Cufa. Foi selecionado, inicialmente, grupos de 50 representantes ( ou moradores ) de cada uma das 150 favelas do Rio de Janeiro e Grande Rio. A força motora da Liga acontecerá com a capacitação, promoção de eventos, palestras e envolvimento dos moradores. Além da formação humana, ela pretende oferecer preparo para empreendedores sociais, orientando-os com questões práticas ligadas a gestão, modelos de negócios, viabilização de recursos e legalização de entidades. Ao longo da implementação serão colocadas em prática, ações que respeitem a particularidade e anseios de cada comunidade e, outras, comuns aos interesses de todos. Por isso, aceite o convite e venha celebrar conosco o inicio dessa primeira fase da liga, quando iremos apresentar as lideranças e os parceiros que estarão juntos nesse desafio inovador.
Lançamento do projeto: 26 de julho.
Local: Viaduto Negrão de Lima - Madureira
Horário: 10h
Parceiros confirmados:
Fundação Dom Cabral - Instituição responsável pela capacitação em gestão e negócios, alinhamento, acompanhamento do processo.
Universidade Unissuan - Responsáveis pelo trabalho de campo, sistematização, disponibilizando vagas na universidade e certificação dos cursos da Liga como curso de extensão.
NIKE - Vai contribuir no desenvolvimento e construção de ações e mobilização. Como por exemplo, Taça das Favelas e Jogos da Cufa 2013 - além de criar modelos de qualificação esportiva como o “A chance”.
P&G - Empresa que vai contribuir na qualificação, mobilização através de ações, intervenções e, eventos. Como consequência “empregabilidade”.
Sind Rio - Sindicato de bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Participará da formação, qualificação para novos empreendimentos no asfalto ou em favelas, orientação, cursos de capacitação.
Globo Rio - Parceira Institucional da Cufa e promotora das ações de desenvolvimento nas comunidades do Rio.
De Ponta - Desenvolverá projeto de marketing e negócios esportivos com a Liga.
Outros parceiros que estarão apresentando suas missões dia 26. Agora só falta você.
Sistema Globo de Radio –
Secretaria municipal de esporte ( RJ)
Secretaria Estadual de Saude
Secretaria estadual de Cultura
Realização: CUFA
Assessoria de Imprensa: Marcelo Gusmão
Tels: 11.93837349 e 11.3796 5626
Confirme sua presença: taina.madureira.rio@cufa.org.br
Tels: 21-3613-0300
 
Postado por Comunicação CUFA - PR.
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Não Brigue na rua, Lute no Ringue!


Neste fim de semana, domingo dia quinze (15), aconteceu em Cambé, na quadra esportiva do jardim Santo Amaro o campeonato de Muay Thai e Boxe; o evento organizado e promovido pela Liga Paranaense dos Dragões “presidida por José Roberto Nicolau - Mestre KIM” e CUFA Paraná. Participaram atletas de toda região paranaense e do estado de São Paulo, com lutas de alto nível deram um show ao publico que lotaram a quadra esportiva. Mestre KIM diz: o evento é a oportunidade para esclarecer que a parceria com a CUFA tem finalidade de representar um papel essencial na transformação dos valores da comunidade, dando sustentação e cooperando com o desenvolvimento, ressalto também que quando esses eventos são acompanhados por profissionais especializados, professores, técnico e monitores, elas despertam o interesse do adolescente e estimulam o desejo do aluno em tornar-se um exemplo através do esporte-cidadania. Os alunos que participam do projeto social de boxe e Muay Thai do Jd.Ana Eliza III - sobe a coordenado por Mestre Kim, deram um show a parte com demonstrações do que estão aprendendo no projeto, porém o resultado foi no ringue  Cleiton ou “Cleitinho como é conhecido”, ganhou em primeiro em seu peso! O evento contou com a presença Agnaldo Galvão, Junior Felix, João Pavinato, Alexandre “Tiquinho”, como grandes representantes desta modalidade de esporte da região. O publico presente contribuíram com um (1), quilo de alimento não perecível totalizando 200 Kg, que serão doados a uma entidade escolhida pela coordenação do evento.
Não Brigue na rua, Lute no Ringue!
  Mestre Kim
  Alunos do projeto de Boxe e Muay Thai

 Demostração: Muay Thai
 Cleiton, aluno do projeto campeão de Muay Thai











 
Postado por Comunicação CUFA - PR.
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327
Tels: (043) 8437-8151 - Mestre Kim

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Circuito Social Favela Ativa


Nesta segunda (02/07) um evento, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), marcou o inicio Fut-Base - 11° Copa do Brasil Sub -15, maior competição, com jogadores de até 15 anos, do país. As cidades de Apucarana, Uraí e Cornélio Procópio serão as sedes da edição de 2012. O torneio contará com as 20 principais equipes formadoras do Brasil, entre elas, o PSTC, time londrinense, e o Santos, atual campeão. 

Em 2012 estabelecemos parceria com a Central Única das Favelas do Paraná, que colaborar no processo de conscientização contra as drogas, parte das atividades sócio educacionais da competição, visando à difusão para a massa neste combate. Assim, nos unimos pelo objetivo comum da utilização do esporte como ferramenta na luta contra as drogas e inclusão social das crianças e jovens. A palestra é proferida pelo então ativista social, coordenador da CUFA Paraná e técnico em dependência química José Antonio C. Jardim, inicialmente este projeto, era uma aula de prevenção primária sobre drogas, que se tornou em um projeto de qualificação e prevenção primaria sobre drogas o “Circuito Social Favela Ativa” que com dedicação ultrapassa á marca de 400 palestras com o tema Crack: Não Deixe Esta Pedra Te Derrubar!





Postado por Comunicação CUFA - PR.
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327