Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

CUFA - Festa de Natal


Texto: José Antonio C.
No último dia 22 de Dezembro (Sábado), a Central Única das Favelas do Paraná, base de Londrina, realizou á 1ª Festa de Natal o Colégio Estadual Rina - Jd Campos Elíseos, no projeto CUFA. Na ocasião foram enceradas as atividades do projeto com varias atividades, dentre as apresentações destacamos o balé da zona sul de Londrina, apresentação de Jiu Jitsu e distribuído diversos brinquedos ao publico presente. Esta ação natalina e fruto de diversos parceiros entre eles Edimara Alves, Léu e Marky, Maria Solange, Sergio de Souza e Maria da Paz. O Colégio é um local onde a CUFA em 2013 pretende implantar o projeto Rede e assim ampliar suas ações neste bairro através de aulas de Artes Marciais, Dança e cursos de desfile com Edimara Alves, o objetivo da CUFA é transformar o local em referencia para a juventude. Atualmente a base da CUFA de Londrina está tem os colaboradores Thatiane, Luciana Andrea, Edimara.











Fotos Equipe CUFA
Contato: joseantonio.cufaprcambe@gmail.com
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CUFA - Festa de Natal


 Texto: José Antonio C.
No último dia 14 de Dezembro (Sábado), no Centro Múltiplo Uso a Central Única das Favelas do Paraná, base de Cambé, realizou em parceria com Associação de Moradores representada por Ivan Camilo, á 3ª Festa de Natal no Jd. São Francisco, no Projeto Rede. Na ocasião foram encerado as atividades do projeto Rede, com varias atividades, dentre as apresentações destacamos o balé da zona sul de Londrina e os alunos de Boxe, Kickboxer e Muay Thai da escola do Mestre Kim Nicolau, projeto realizado em parceria com a CUFA Cambé, com objetivo de conscientizar, Não Brigue na Rua, Lute no Ringue! Foram entregue diversos brinquedos como sorteio de sextas natalina ao publico presente. Esta ação natalina e fruto do projeto Rede, que há três anos vem desenvolvendo atividades esportivas e recreativas no Jd São Francisco. O Centro Múltiplo Uso encontra-se hoje sem utilidade, um local onde a CUFA pretende implantar o projeto Rede e assim ampliar suas ações neste bairro através de aulas de Informática, Artes Marciais e Dança, o objetivo da CUFA é transformar um local de referencia para a juventude. Comemorando esta data tão importante para as famílias a CUFA encerou as suas atividades de 2012, no projeto Rede, desejando a todos um feliz Natal e um próspero ano de 2013. 










Fotos Mateus Henrique
Contato: joseantonio.cufaprcambe@gmail.com
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327 

CUFA PR em Ponta Grosa


 Texto: Comunicação CUFA-PR
No último dia 13 de Dezembro (Sexta), o Coordenador da Central Única das Favelas do Paraná, José Antonio Campos, esteve na cidade de Ponta Grossa juntamente com Washington Luiz (Wmc) e Mateus Henrique. Nesta data estiveram reunidos com Marcio Araujo, ativista social, militância repeitada dentro de segmento cultura de periferia e coordenador de projetos sociais e Luiz Carlos Martins também ativista social em reunião Luiz Carlos Martins, Ozires (Artista plástico), Tião e Marcelo. Após uma longa reunião, deram inicio ao processo de implantação da mais nova base da CUFA no Estado do Paraná, CUFA PG. Dentro das metas estabelecidas pela CUFA - Brasil e sobre regimento interno, representada na pessoa do presidente José Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zéze (Fortaleza - CE) e a vice Maria Dinorá Rodrigues (Porto Alegre - RS). A futura base da CUFA PG já conta com sede própria no Jd. Pontagrossense e o projeto Karatê que atende crianças e adolescentes da comunidade e uma parceria no bairro Ouro Verde com Marcelo conhecido como Prof Careca. A cidade de Ponta Grossa tem aproximadamente 320 mil habitantes, destacando-se pelas rochas sedimentares, os arenitos de Vila Velha e as Furnas. Localizada no centro do Estado e conhecida como Campos Gerais, está região conta com uma população de 1.100.000 habitantes (IBGE-2012). Consolidando a base na cidade de Ponta Grossa, passara a ser quarta no Estado do Paraná juntamente com Curitiba, Cambé e Londrina.  A reunião contou com a presença de autoridades locais e estaduais dentre elas o deputado estadual Péricles de Mello e vereador eleito para gestão 2013, Prof. Careca. Na ocasião podemos ver a exposição de artes plástica com reciclado do artista Ozires, que vem fazer parte da CUFA PR.


  Oziris
 Marcio
  Luiz
 Prof Careca (calça vermelha) 
Dp. Péricles de Mello




  
Fotos Mateus Henrique
Contato: joseantonio.cufaprcambe@gmail.com
Tels: (043)913156-93 / (043) 9632-8327 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mudanças na Cufa



4 de dezembro de 2012  
Anderson Quak assume a secretaria Geral e Celso Athayde, o conselho da Liga dos empreendedores.
Há 15 anos começava uma nova fase de empreendedorismo na minha vida, o empreendedorismo Social. Era o nascimento da cufa dentro da minha distribuidora de CDs de Hip Hop em Madureira, no Rio de Janeiro.  Nesse escritório trabalhava comigo uma dupla que passou a fazer parte da minha história. Minha ex-faxineira Nega Gizza e meu ex-cobrador e lustrador, MV Bill.
Essa veia empreendedora me acompanhava desde garoto, desde a Favela do Sapo e das ruas onde morei com minha família. Antes dessa empresa eu já havia experimentado outros negócios como camelô em Madureira, produção de bailes, birosca, venda de limão e alho na feira, só para citar algumas atividades.  Mas a transformação na minha vida se deu de fato quando criei a CUFA – Central Única das Favelas – em nome de uma luta que hoje me orgulha e muito.
De lá pra cá, essa tal de Central Única das Favelas só fez crescer. Há pouco mais de 3 anos anunciei que em 2012 seria o meu último ano na organização, quando depois dos 10 anos de dedicação eu destinaria meu tempo a outros desafios e à família. E também porque, uma liderança precisa ter a sensibilidade de perceber o talento e a capacidade da nova geração para promover as mudanças e atualizações nos processos de construção de uma organização. O primeiro passo foi dado em 2010 quando MV Bill e Nega Gizza passaram suas faixas de presidente e vice da Cufa para os atuais comandantes nacionais: Preto Zezé (CE) e Dinorá Rodrigues (RS).
Essa transição só foi possível pelo esforço que a Cufa tem em formar novos quadros, capazes de manter o trem no trilho. Nesse processo os invisíveis se tornaram visíveis e fortes, sinônimos da própria Cufa.  Muitas vezes um bando de gente buscando a sua próxima fase, de empreendedor nato pela simples necessidade de sobrevivência.
Há tempos percebo as transformações que ocorrem nas favelas impulsionadas pelo empreendedorismo. Pessoas que acreditam em seus sonhos, se desenvolvem no meio da adversidade e transformam boas ideias em realidade. Foi esse pensamento e a necessidade de criar um ambiente favorável aos negócios dentro das favelas que nos levou a criar a LEC (Liga dos Empreendedores Comunitários).
Cada dia tenho mais convicção que a nova fase da emancipação das favelas passa necessariamente pelo fortalecimento da livre iniciativa e do empreendedorismo. Hoje, as favelas são um mercado consumidor de mais de 50 bilhões de reais. Se as favelas brasileiras fossem um estado da federação, seriam o 5º maior estado do país. A tal da Nova Classe Média cresceu mais nas favelas do que no restante do Brasil. Simplesmente não dá para ignorar o potencial que este novo mercado significa não só para as grandes empresas, mas principalmente para o empreendedor que mora na favela.
Como disse anteriormente, o meu prazo de validade termina justamente agora em 2012, quando vejo a nossa  família presente em todos os estados, fortalecida e fazendo a diferença na vida das populações das favelas do Brasil.  Num momento em que estes territórios recebem todos os holofotes pela determinante importância na economia do país. O que faz deste,  o momento mais adequado para a transição, para uma revolução interna, impulsionada inclusive pela profissionalização em gestão de lideranças da Cufa orientada pela Fundação Dom Cabral. A cufa é hoje um filho que cresceu, mas continua filho e precisa de cuidados e eu vou continuar aqui, perto e cuidando desse lindo que me enche de orgulho. Saio hoje do dia-a-dia da Cufa e a pedido do presidente, Preto Zezé, descanso até o dia 03 de janeiro, para tirar minhas primeiras férias em 15 anos de trabalho na cufa. Mas depois eu volto para  contribuir com o que acredito ser o próximo passo do verdadeiro desenvolvimento das favelas.
Acredito no empreendedorismo. Acredito que empresários de sucesso, surgirão nas favelas e em um futuro próximo irão inspirar nossas crianças, tanto quanto os jogadores de futebol e os músicos. Por acreditar no empreendedorismo como porta de saída da pobreza e da discriminação, passo hoje, dia 04 de Dezembro de 2012, para o irmão e amigo ANDERSON QUACK o Anu preto-Rio, que representa simbolicamente a missão de coordenar a excelente equipe da Cufa-Rio e o papel de Secretario Geral, e passo a me dedicar exclusivamente ao conselho da LEC, com o mesmo entusiasmo que tive quando na fundação da CUFA, ajudando e dando exemplos. Mostrando que não existe alternativa melhor, mais promissora e íntegra do que o sucesso construído às custas de muito suor e trabalho. Podem acreditar. Daqui pra frente não faltarão exemplos de empreendedores de sucesso nas favelas brasileiras. Vida muito longa a cufa  e nossos agradecimentos a todos aqueles que estiveram do nosso lado estimulando cada um de nós na caminhada. Obrigado também àqueles que nunca acreditaram em nós, vocês também foram fundamentais.
Vida longa a todos os amigos da cufa.
Boas festas e Feliz ano novo,
Celso Athayde.





Fonte: http://cufa.org.br/mudancas-na-cufa/