Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dilma recebe movimentos sociais urbanos

Preto Zezé, Presidente Nacional da CUFA esteve presente.
Por Tai Nalon e Breno Costa
BRASÍLIA, DF, 25 de junho (Folhapress)
A presidente Dilma Rousseff recebeu hoje representantes de movimentos sociais intitulados urbanos, em mais uma reação oficial às manifestações populares recentes.
O representante da Central Única das Favelas, Preto Zezé, relatou que a presidente instalou um fórum de comunicação permanente com os movimentos. Na pauta das conversas, uma extensa agenda: reforma urbana, democratização da mídia, reforma do Judiciário, entre outros pontos.
 Raros na agenda oficial da presidente, os movimentos sociais assumiram protagonismo no Palácio do Planalto desde o início das manifestações. Nesta semana, Dilma reuniu-se com o MPL (Movimento pelo Passe Livre), responsável pelo estopim dos protestos, e deve se reunir, ao longo dos próximos dias, com mais ativistas.
Foram convidados para a audiência integrantes dos seguintes movimentos: Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Confederação Nacional das Associações de Moradores, União Nacional dos Movimentos de Moradia, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Central de Movimentos Populares, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Central Única das Favelas, Visão Mundial/ACEB, Afroreggae, Transporte Ativo, Associação Nacional dos Transportes Públicos, Instituto Energia e Meio Ambiente e Movimento Nacional de Direitos Humanos. 


Taça das Favelas


Equipe de TV canadense visita Acari e produz reportagem especial com atual campeão da Taça
A vida de João Augusto, de Alex e de muitos outros meninos que disputaram a Taça das Favelas não vai ser mais a mesma. Isto porque a cada ano que passa o torneio colhe frutos que apontem o futebol como um dos grandes “troféus” conquistados nestes territórios. Na última segunda-feira (24), a CUFA acompanhou a equipe da CBC SPORTS, emissora de TV pública do Canadá, para a produção de uma reportagem especial na comunidade do Acari/ Amarelinho sobre o rumo dos jovens de favelas que mergulham no universo da bola.
No campo de grama sintética do Acari, o time do Complexo do Acari realizou um jogo-treino de 30 minutos contra a equipe “Sementes do Futuro”, com o placar final de 1 a 0 para os meninos da Taça, gol do atacante Marlon Gomes. Orientados pela comissão técnica na beira do gramado, os atletas mostraram os mesmos pontos fortes que levaram os jogadores à conquista da segunda edição do torneio: grande poder de marcação, extrema técnica e velocidade no ataque.
Com foco no treinamento de base do campeão da Taça das Favelas e no uso do futebol como meio de integração para os jovens de comunidades, a emissora CBC SPORTS realizou entrevistas com o técnico Eduardo, João Augusto (artilheiro da última edição com seis gols), Alex (eleito melhor jogador do torneio). Os dois craques do Complexo de Acari opinaram sobre a importância da Taça das Favelas na vida dos jovens carentes. Para ambos, o futebol é um divisor de águas, pois abre novas perspectivas para o futuro pessoal e profissional, além de afastar os envolvidos das drogas e da criminalidade.
O produtor da CBC SPORTS, Leonardo Palleja, se mostrou interessado com a ligação entre o futebol e as favelas, sobretudo pela proximidade da Copa do Mundo no Brasil. Além disso, a equipe de reportagem interagiu com as crianças das comunidades e distribuiu lembranças como agradecimento e gentileza pela maneira como foi recebida.
Val lembrar que a CBC SPORTS já trabalha há anos com o lado social, fato que a levou a pesquisar e elaborar relatórios sobre as edições já organizadas da Taça das Favelas pela CUFA.  É por essa e outras que o maior torneio de futebol de campo destina aos moradores de comunidades muito mais que um gol para toda vida!
Fonte:http://cufa.org.br/equipe-de-tv-canadense-visita-acari-e-produz-reportagem-especial-com-atual-campeao-da-taca/


 


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Liga Paranaense dos Dragões



Texto: Cufa Paraná
No dia 16 de Junho, ultimo domingo a equipe de luta da Liga Paranaense dos Dragões, participou do Brazilian Thai Cup, evento realizado na cidade de Arapongas - PR, Ginásio de Esporte Mateus Romera. Todavia, a Liga participou com vários atletas, entre eles os alunos da escola sócia de arte marcial, esta parceria da Liga e Cufa Cambé. Contudo, as instituições envolvidas neste projeto, acreditam que por meio de eventos como este proporciona inclusão social, descoberta de novos talentos, prevenção a risco social. O coordenador José Nicolau (Mestre Kim) “entende que os jovens atletas têm se destacando entre as competições amadoras a cada dia, pois não só aprendem uma técnica marcial, mas cidadania”. Evento como este, com seguram e ordem, tem democratizar o esporte, aprimorando técnicas e divulgar o esporte. Desta feita Cleiton Ferreira da Silva, e Giovanne Aparecido Ferreira venceram em suas modalidades, parabéns a todos os atletas da Liga como os demais competidores.







Fotos:
Contatos:
Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

quinta-feira, 13 de junho de 2013

CUFA/PR - Domingão Recreativo!

Texto: José Antonio C. Jardim
Domingão Recreativo: levou à comunidade da Zona Sul de Londrina, muita diversão, cultura, esporte, saúde e recreação. 
No último domingo dia 09/06/13 - A Central Única das Favelas do Paraná “base de Londrina”, Associação Londrinense de Artes de Rua Moderna - ALARM e parceiros realizaram o Domingão Recreativo. Idealizado para ser um evento de recreação e diversão para periferia o Domingão Recreativo, superou as expectativas dos organizadores, a festa organizada pelo colaborador da CUFA Londrina Washington Luiz (Wmc) e equipe, ganhou um caráter comunitário a onde todos contribuíram, a primeira edição foi realizada na Zona Sul de Londrina, Jardim São Lourenço, reuniu dezenas de crianças, adolescentes e adultos. Diversão e brincadeiras alegraram o dia do publico presente, as apresentações, entre elas dos adolescentes do Colégio Estadual Vani Ruiz Viessi - projeto Mais Educação, que tem como educador Washington Luiz - Wmc (cantaram e dançaram), campeonato de Pipas, campeonato de Ping-Pong e apresentações das bandas Manifesto Popular e Wmc e banda 7° Selo, levou não só diversão, mas cultura e informação. As atrações alegraram o dia dos moradores da Zona Sul como dos visitantes dos bairros e cidades visinhas. Alguns participantes questionaram quando será o próximo Domingão Recreativo, alegando que a região é carente de cultura popular, na qual todos participam e contribuem. O projeto convida os interessados que queiram participar desse ato solidário, basta entrar em contato. Fone: (43) 8432-8384










Fotos:
Contatos:
Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

CUFA/PR – Uma ação que não para!


Texto: José Antonio C. Jardim
Nossa proposta é proporcionar melhorias nas periferias por meio das ações em parcerias.
Projetos coordenados e idealizados pela CUFA Paraná vem sendo destaque nos meios de comunicação do Estado do Paraná. Os projetos vêm ganhado notoriedade por meio da responsabilidade social que exerce nas comunidades periféricas. A proposta é a de impulsionar as vontades dos alunos, educadores e suas famílias a refletirem sobre temas sociais relevantes, mobilizando-os para a busca de soluções éticas, sustentáveis e transformadoras das periferias. No entanto, esta realidade é algo presente por meio das ações desenvolvidas.  

Folha de Londrina: A arte como instrumento de inclusão

Movimentos culturais da periferia ajudam a descobrir talentos e a resgatar e prevenir jovens contra a criminalidade

RPC TV – Televisando o Futuro
O Liga Paranaense dos Dragões e CUFA - projeto desenvolvido em base de Cambé - link:

Fotos:
Contatos:
Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com