Páginas

sábado, 27 de março de 2010

O principal percursor do graffiti no Brasil.

"A partir do dia 27 de março de 1988, por ocasião do aniversário de um ano da morte de Alex Vallauri, passou-se a comemorar o dia nacional do graffiti.


ALEX VALLAURI: O principal percursor do graffiti no Brasil. Era ítalo etíope e chegou ao Brasil, vindo de Buenos Aires, em 1964. Seus Primeiros graffitis eram muitos simples, mas foram sendo aprimorados. As mascaras de ALEX tiveram origens nas aulas de gravuras na FAAP. Um graffiti em especial ficou marcado na carreira de ALEX “A Rainha do Frango Assado”.
Junto com ALEX vários outros artístas de peso aderiram e passaram a usar a cidade como suporte para sua obras. Entre eles estão Carlos Matuck, Waldemar Zaidler, Maurício Villaça, John Howard, Ozéas Duarte, o grupo TupiNãoDá e outros que, embora não mencionados, deram importante colaboração para o desenvolvimento da propagação do graffiti no Brasil.
Alex Vallauri morreu em 26 de março de 1987 e, já no dia 27, seus amigos decidiram homenageá-lo graffitando o túnel da Avenida Paulista. Essa data tornou-se o DIA NACIONAL DO GRAFFITI.
ALEX, ganhou, em 1981, o prêmio Arte Comunicação da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo conjunto de sua obra.
Hoje rola vários eventos em comemoração a este dia. (
Typograff)

As lutas constantes pelo reconhecimento e valorização da cultura do graffiti, da quebra de preconceitos e a busca de um novo olhar fizeram do Graffiti nacional uma das maiores referências para o cenário mundial, e de certa forma devemos tudo isso a luta árdua e grandiosa de artistas tais como Vallauri (referência nacional) e Jean-Michel Basquiat um dos mais expressivos nomes do neo-expressionismo do século XX, sendo um jovem pintor afro-americano e também de vários outros artistas de rua que mereciam ser citados.
O graffiti ganhou novos ares, status de arte contemporânea e está inserido nas artes visuais, tomando grandes galerias pelo mundo, desfiles, cenários, propagandas, enfim. Ainda não é possível de viver do graffiti, mas o amor dedicado à essa arte das ruas, faz com que se sobressaia perante os preconceitos e sobreviva por muito tempo carregando consigo o nome de tantos artistas que por amor dedicaram longos dias a levar a beleza e o colorido urbano para a vida de tantas pessoas.
(wesley jesus)

Parabéns a todos os Graffiteiros das CUFAS e de todo Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário