Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Harlem Globetrotters traz um pouco de magia para Londrina e Região.

A turnê “ MAGICAL MEMORIES – SOUTH AMERICAN TOUR 2010” do time americano  passará pela cidade na próxima quinta-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes Moringão

Após se instalarem em Londrina no início do mês de abril para a escolha do candidato Brasileiro para integrar a equipe uma ação em parceria com a Rede Globo no Programa Caldeirão do Huck e a CUFA Central Única das Favelas, os americanos do Harlem Globetrotters voltam à cidade na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, no ginásio de Esportes Moringão, para a realização do jogo que faz parte da turnê Magical Memories, que passará pela América do Sul durante o ano de 2010.

Esta será a segunda apresentação oficial dos Globetrotters em Londrina. A primeira, também no Moringão, aconteceu em 1978. O fato curioso é que Louis “Sweet Lou” Dunbar, atual técnico dos Harlem Globetrotters, esteve presente aqui como jogador da equipe, Dunbar não escondeu a felicidade de estar em Londrina novamente depois de tanto tempo, e declarou, nas coletivas que deu durante a seleção do Globetrotter Brasileiro, que era ótimo voltar como técnico dos HGT para um lugar que passou como jogador.

Antes do início do jogo, os representantes do Harlem Globetrotters farão a apresentação do representante Brasileiro escolhido para compor a equipe e acompanhá-la nas turnês mundiais. Dentre os 10 candidatos que estiveram em Londrina para a gravação do reality show do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, o felizardo foi Wilson de Melo, de Brasília - DF.

O adversário dos Globetrotters será o Washington Generals. A equipe, fundada em 1952, acompanha os HGT nas turnês como seu “saco de pancadas”, já que a última vez que conseguiram ganhar dos Globetrotters foi em 1971, por um ponto de diferença, no último segundo da partida. As apresentações ficam ainda melhores com as duas equipes, já que os atletas do Washington Generals estão acostumados com o humor nas apresentações, marca registrada dos Harlem Globetrotters.

Os portões serão abertos ao público às 19h, e o jogo está marcado para começar às 20h. Os interessados podem adquirir os ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br, ou pelo número 4003-1212. Mais informações sobre a turnê dos Harlem Globetrotters pela página www.harlemglobetrotters.com.br e com Jefferson no 8445-0119 e Marcos no 8419-2654

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Harlem Globetrotters a Magia do Basquete invadira Londrina novamente.



Acostumados a misturar comédia e uma impressionante habilidade com a bola, time de basquete mais famoso do mundo está de volta. Aos 84 anos, emocionando e divertindo platéias ao redor do mundo, os Harlem Globetrotters trazem ao Brasil a turnê “Magical Memories” (Memórias Mágicas) e se apresentam por aqui em Abril e Maio de 2010. 

Os astros Orlando “El Gato” Melendez, “Blenda” Rodriguez, Anthony “Ant” Atkinson, “Bam Bam” Bamiro, sem falar no impagável “Special K” Daley, prometem mais uma vez levantar a arquibancada com seus malabarismos com a bola de basquete. Os jogadores fazem um show divertido, interativo, que encanta a todos, dos grandes admiradores do esporte até aqueles que não tem muita intimidade com a quadra, mas acabam se apaixonando pelo basquete após assistir a apresentação dos norte-americanos.


Tudo começou em 1926, quando o time ainda jogava nas ruas e não era aceito na liga oficial, então proibida para jogadores negros. Originalmente chamados Savoy Big Five, acrescentaram “Harlem” (bairro negro de Nova Iorque) ao nome para enfatizar sua raiz na cultura negra. 

Com o passar do tempo, a equipe passou a jogar não apenas para marcar pontos, abusava dos dribles e jogadas fantásticas transformando as partidas em verdadeiros shows. Já com o nome de Harlem Globetrotters, o basquete ganhou ares de espetáculo e a forma diferente de jogar tornou-se característica do grupo.

Se o basquete é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos e têm adeptos ao redor do mundo, os Harlem Globetrotters são seu maior ícone e incentivaram crianças e adultos a tentar a primeira cesta. As crianças da década de 70 viram até os jogadores como personagens de um desenho animado de Hanna-Barbera, que, nove anos depois, lançou uma nova versão da série com o nome Os Super Globetrotters.

Por ano eles fazem em média 150 apresentações, em pelo menos 50 países. Pelo time já passaram astros como Wilt Chamberlain, Connie Hawkins e Fred "Curly" Neatt, um dos maiores dribladores da história do basquete.

Quem quiser garantir seus ingressos pode adquirir pelo endereço: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=10462


Boa sorte galera e vamos que vamos.

domingo, 25 de abril de 2010

CUFA: um trabalho pioneiro em pesquisa social.


CUFA: um trabalho pioneiro em pesquisa social

A Central Única das Favelas (CUFA) está organizando uma pesquisa social que inovará não só pelo público, mas pelo método e pela política empregada. Ao primar pela autonomia e transparência na aplicação e na captação de recursos, o pesquisado não será mero objeto de conhecimento, mas sujeito (produtor) do mesmo, já que poderá indicar o que é relevante saber e como dizer, de acordo com suas condições de vida. Através da pesquisa, a Favela poderá ter a sua voz! Por isso, a participação de todos é fundamental! Acompanhem no site e façam suas contribuições:
http://www.favelatemvoz.cufa.org.br/
Extraído do site:
AGENDA SOCIAL DAS FAVELAS 2010

Favela tem voz, só precisa ser ouvida

A Central Única das Favelas - CUFA - considera que as trágicas conseqüências desta temporada de chuvas em todo Brasil, em especial no Estado do Rio de Janeiro, constituem uma oportunidade ímpar para o debate sobre as políticas públicas para fazer face aos problemas que atingem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas alocadas em favelas, palafitas, periferias, assentamentos, comunidades populares e etc. Assim, a CUFA, respeitando as especificidades de cada local, resolveu, em parceria com o IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social), realizar uma inédita pesquisa.

Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores de todo país, a pesquisa irá consolidar o que têm a dizer estes moradores sobre os problemas vividos cotidianamente, suas prioridades e apontar as soluções para os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social que contemple as necessidades e lacunas existentes para a garantia do exercício pleno da cidadania.

O documento final, com os resultados da pesquisa, será publicado e disponibilizado para toda a sociedade, e por que não, para os candidatos a cargos eletivos, para que eles possam exprimir seu posicionamento a respeito das questões apontadas e apontar suas propostas de solução dos problemas. A pesquisa será realizada com total transparência pela CUFA e pelo IBPS. Para garantir a ação, precisamos mobilizar muitos parceiros, uma vez que não desejamos verba pública para que não haja dúvidas sobre seu resultado. A pesquisa abordará os temas mais relevantes paras as comunidades das favelas, como por exemplo, remoção de áreas de risco, saúde, cultura e tantos outros temas importantes para a vida dessas pessoas.
Sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: pesquisacufa.ibps@cufa.org.br.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

VII ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL DO PARANÁ.





CONHECIMENTOS E MARCOS CIVILIZATÓRIOS AFRICANOS E INDÍGENAS NO BRASIL
22 A 24 DE ABRIL 2010
LOCAL: Ginásio do Centro de Educação  Física  da  Universidade  Estadual  de Londrina
LONDRINA - PR
“CONHECIMENTOS E MARCOS CIVILIZATÓRIOS  AFRICANOS E INDÍGENAS NO  BRASIL”


DATA: 22 A 24 DE ABRIL 2010
LOCAL: Ginásio do Centro de Educação  Física  da  Universidade  Estadual  de Londrina
LONDRINA - PR  
               



A realização do VII Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná (FPEDER-PR) em Londrina, em parceria com a SEED, NRE, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, NEAA /UEL- Universidade Estadual de Londrina, a Secretaria Municipal de Educação, Movimento Social Negro e Sindical, justifica-se como um espaço para discutir e reorganizar os currículos; indicar possibilidades para programas de formação profissional destinados à educação para a  implementação das  leis 10.639/03 e 11.645/08, visando a transformação das relações etnicorraciais  no ambiente escolar, nas redes pública e particular de ensino; e propor  políticas públicas direcionadas a população negra e indígena do Paraná.







QUADRO PROGRAMAÇÃO:


Quinta-feira 22/04/2010
Sexta-feira 23/04/2010
Sábado 24/04/2010
Manhã
---------
08:00 - Palestra 1 CEF:

Tecnologias e saberes africanos e afrobrasileiros” –

Henrique Cunha Junior

08:50 – Palestra 2 CEF:

Material Didático Alternativo: Coleção Itan-Adayan”

Elena Andrei
--------------------------
08:00 – Palestra 3 SESA:

Implementação da Lei 10639/03 nas séries/anos  iniciais da educação básica”

Rosa Margarida de Carvalho Rocha

08:50 – Palestra 4 SESA:

“A  lei 11.645 e a visão do índio sobre  os conteúdos ministrados nas escolas.”

Daniel Maraca Miri Lopes

09:40 - Debate

10:15 - Intervalo café

10:30 – Mesa Redonda 1 CEF:

“Religiosidade, preconceito e intolerância”
- Dom  Orlando Brandes - Arcebispo  da Arquidiocese de Londrina.
- Dr. Oscar do Nascimento –Presidente da  Federação Umbandista do  Paraná.
 - Pastor Adilton Aparecido da Silva  - Presidente do Conselho de  Pastores Evangélicos de Londrina.
- Teodoro Tupã Jeuavi Alves
- Yiá   >>>>>>>>>        - Fórum  das  Religiões de Matriz Africana.
- Sheik  Ahmad Saleh Mahairi – Supervisor dos sheiks Islâmicos no Brasil
-Mediador: Prof. Dr. Sérgio  Paulo Adolfo - UEL

11:30 – Debate



12:00 – Almoço

08:00 – Mesa redonda 2 CEF: “Políticas educacionais de implementação das leis 10639/03 e 11645/08”
- Dr. Wagner Roberto  do  Amaral - Chefe do  DEDI/SEED
-  Vera Hist – Sec. Municipal  de Educação.
- Lygia Pupatto – Secretária de Estado da SETI   
- Prof. Romeu Gomes  de  Miranda –Presidente  do Conselho Estadual  de  Educação.
- Dr. Paulo  Cesar Tavares  - Promotor Público   
- Sandra  Regina  Coelho Canziane –Presidente   do  Conselho Municipal  de Educação.
- Marco  Antônio de  Souza – Presidente  do Sindicato  das  Escolas  Particulares - SINEP.
- Wilmar Sachetin   Marçal – Reitor  da  UEL .
- Profª. Lirani  Maria Franco da Cruz –Secretária  de  Gênero  e  Igualdade Racial da  APP Sindicato.
-MEDIADOR: Prof. Luiz  Carlos  Paixão  da Rocha - Sec. De Impressa da APP- Sindicato.
10:00 - Intervalo café

10:15 – Mesas de debate: 
Mesa 1:
“Políticas de implementação do estudo de História e cultura indígena em escolas não indígenas”
Mesa 2: “Implementação da Lei 10639/03 nas redes municipais de ensino”     
Mesa 3:
“Políticas para implementação da Lei 10639/03 na Rede Estadual de Ensino
Mesa 4:
Implementação das Leis 10639/03 e 11645/08 nas Universidades
Mesa 5:
Religiosidade de matriz africana e indígena
Mesa 6:
Produção de material didático pedagógico
Mesa 7:
Atendimento escolar a comunidades quilombolas
Mesa 8:
Políticas de ações afirmativas
Mesa 9: Financiamento de políticas públicas
Mesa 10: Movimentos sociais organizados e gestão participativa.
Mesa 11:
Ações jurídicas de combate ao racismo no ambiente escolar.




12:00 - Almoço
Tarde


13:30 às 18:00 - Oficinas

15:30 – Intervalo café
13:30 – Plenária

15:30 – Intervalo café

15:45 – Plenária: encaminhamentos para o  próximo Encontro do  FPEDER - PR

17:00 - Encerramento
Noite
19:00 - Abertura: Histórico do FPEDER - PR e Mesa de Honra

Exposição Fotográfica:
“A poética feminina de Francisco”- Socorro Araújo  (durante evento)

20:00 – Apresentações culturais: dança/cantos indígenas;  “Negro Spirituals” com Juarês de Mira
20:30 – Conferências de Abertura:
20:30 - Conf. 1: Territorialidade e afirmação cultural dos povos indígenas
21:10 – Conf. 2: Territórios Afrobrasileiros
21:50 – Debate
22:30 - Encerramento
20:00 – Jantar Afro (por adesão) e desfile de roupas Afro - Grupo Africanidades.
--------------

20:00 – Projeção do filme:

“Terra Vermelha” Documentário - de Marco Bechis - 2008

(No auditório da APP Sindicato)











      OFICINAS
OFICINEIROS/AS
1.     Cultura, Educação e territorialidade Kaingang na região de Londrina
Janaína Kuitá Rodrigues - UEL
2.     Herança cultural indígena na Sociedade Vigente
Emiliano Medina - UEL

3.     Arte e pintura corporal Guarani
Teodoro Tupã Jeguavi Alves – Professor  Guarani
4.     Lendas, mitos e costumes dos povos indígenas Kaingang
Luiz Yagjo Gino – Professor Kaingang
5.     Receitas da culinária indígena: raízes e ervas na beleza do corpo
Estanladia Vogarin – Liderança Guarani
6.     Xondaro: a dança do guerreiro Guarani
Juarês Deocleciano Soares – Mestre de Xondaro
7.     Cantos e encantos do sagrado Guarani
Vicente Ava Jeguavi Alves – Professor Guarani
8.     Conhecer e fazer artesanato indígena paranaense
Carlos Alberto dos Santos – Cacique
9.     Pinturas corporais Kaingang
José Bonifácio – Liderança Kaingang
10.  A Lei 11645 e a visão do índio sobre os conteúdos ministrados na escola
Daniel Maraca Miri Lopes – Cacique
11.  Arte africana e afro-brasileira em sala de aula
Marcolino Oliveira -
Mestrando UFPR
12.  Casas Africanas: repensando a África e a matemática
Carlos Alexandre Guimarães
- NEAA - UEL
13.   Bonecas negras e africanas no ensino de Artes
Márcia Dermindo – UEL; Faculdades Pitágoras
14.  Cantigas, samba de roda, cacuriás
Vilma dos Santos – Yialorixá; Liderança negra
15.  Dança Afro
Demerval Ferreira da Silva – Grupo de dança Afro Asà Ìbìle


16.  Educação Quilombola
Ms. Janaina Martinez NEREA/SEED
17.  Tradições alimentares nos quilombos do Paraná
Socorro  Araújo  - Fotógrafa e Historiadora
18.   Introdução a Capoeira de Angola
Marcelo Pinhatari – Grupo de Capoeira Forte Santo Antônio
19.  Jogos matemáticos
Neide Rodrigues dos Santos – Especialista IPAD/Tuiuti
  1.  Jogos da matriz africana – Construindo a identidade negra brincando
Lucilene Soares – Especialista IPAD/Tuiuti
21.  Saberes africanos e afrobrasileiros em sala de aula
Dr. Henrique Cunha Jr. - UFC
22.  Curriculo e educação para as relações etnicorraciais
Ms. Rosa Margarida de Carvalho Rocha - UFMG
23.   Ações afirmativas e cotas nas universidades
Dr. Marcilene Lena Garcia de Souza – IPAD Brasil
24.  Antropologia das religiões afro-brasileiras
Dra. Elena Andrei NEAA – UEL/ CUFAPR-LONDRINA
25.  Religiosidade de matriz africana: plantas, saúde, educação e cultura
Terezinha Pereira da Silva - Yialorixá
26.  Literatura Afrobrasileira
Ms. Dejair Dionisio - NEAA - UEL
27.  Educação, Relações Etnicorraciais e Lei 10639/03
Naiara Maria de Farias NEAA - UEL
28.  Os trajes africanos e a construção da pessoa
Dra. Elena Andrei   
NEAA – UEL/ CUFAPR-LONDRINA

29.  Herois Negros
Manoela Fernanda Silva de Matos
NEAA – UEL
30.  Festas Afrobrasileiras
Luciano Matricardi de Freitas Pinto NEAA - UEL
31.  História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil
Ms. Lauro Cornélio da Rocha – Rede Mul. SP.
32.  Toques de tambores
Robson Borges Arantes – Associação de Ogans
33.  Patrimônio cultural e memória afro-brasileira
Nilda Rodrigues de Souza - LEAFRO
34.  A Poética da Mulher Negra
Dr. Ione Jovino - UEPG



QUADRO  DE CONFERENCISTAS E PALESTRANTES VII ENCONTRO FPEDER – PR
CONFERENCISTA:
Dr. Henrique Cunha Junior - UFC
Territórios afrobrasileiros
CONFERENCISTA:
Teodoro Tupã Jeguavi Alves
Territorialidade e afirmação cultural dos povos indígenas
PALESTRANTE:
Dr. Henrique Cunha Junior - UFC
Tecnologias e saberes africanos e afrobrasileiros no Brasil
PALESTRANTE:
Cacique Daniel Maraca Miri Lopes
A  lei 11.645 e a visão do indígena sobre  os conteúdos ministrados nas escolas.
PALESTRANTE:
Dr. Elena Maria Andrei - UEL
Material Didático Alternativo: Coleção Itan-Adayan
PALESTRANTE:
Ms. Rosa Margarida de Carvalho Rocha - UGMG
Implementação da Lei 10639/03 nas séries/anos  iniciais da educação básica











ORGANIZAÇÃO: 

FÓRUM  PERMANENTE  DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE  ETNICORRACIAL DO PARANÁ – FPEDER - PR



PARCEIROS:

- APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

 

- APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – Núcleo Sindical de Londrina

 

- Secretária Estadual de Educação - SEED

- Núcleo de Educação  das  Relações  Etnicorraciais e Afrodescendência –NEREA/SEED


- Núcleo Regional de Ensino de Londrina


- Secretaria Municipal de Educação de Londrina

  
- Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e  Ensino Superior (SETI)

- Universidade Estadual de Londrina

- NEAA/UEL - Núcleo  de Estudos Afro Brasileiros da  Universidade Estadual
 de Londrina

- SINAMED – Assistência  Médica   



APOIO:
- Coletivo  Estadual  de Promoção  da Igualdade Racial  na Educação da  APP  Sindicato.

- Fórum das Entidades Negras de Londrina - FENEL.

- Grupo Africanidades Londrina.

- Associação Londrinense de Ogans

- Associação  de  Capoeira Forte  Santo Antonio

- ANPIR – Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial

- ACNAP – Associação Cultural  de Negritude e Ação Popular

- CMPIR - Conselho Municipal da  Promoção da Igualdade Racial

- IPAD – Brasil – Instituto de Pesquisa da Afrodescendência

- SISMAC – Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba

- Yle Axé   Opo   Omim

 - CUFA - Central Única das Favelas de Londrina.


INFORMAÇÕES:  
 
Fone: (043) 33232662 


INCRIÇÕES: DE 30/03 A 15/04
Locais para  inscrições:

- Professores e funcionários da rede Municipais -  Secretaria Municipal de Educação  de Londrina. ( com Eva Okawati – Fone:>>>>>>>>)
- Professores e Funcionários da Rede  Estadual  - Núcleo  Regional de Educação  de  Londrina.  Pelo Sistema San no endereço educador.zapto.org/nre (com Leila Andrade 43 33711347)   
- Professores  e funcionários da  rede particular, professores, estudantes  de  universidades, pessoas  da sociedade  civil e municípios vizinhos – APP sindicato – Núcleo de Londrina, Av. Jk  nº  1834  ( com  Kely  4(3) 3323-2662).