Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Agricultura discute ampliação de projeto social.

Programa de Aquisição de Alimentos, de origem federal, foi debatido para atender mais entidades do município; Londrina possui 70 agricultores participantes da ação
Foi realizada hoje (28) pela manhã, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Arthur Thomas, uma reunião para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Londrina, projeto criado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e que consiste na doação simultânea de alimentos produzidos por agricultores cadastrados no programa à entidades assistenciais da cidade.
O governo federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), adquire por preço de mercado os produtos elaborados pelos agricultores de determinada região. Logo após essa etapa, esses alimentos são doados para organizações da própria área regional atendida com o projeto, incentivando assim a agricultura familiar e o apoio à pessoas atendidas por ações sociais locais.
De acordo com o diretor de abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Paulo Gonçalves da Silva, o programa, presente na cidade desde 2008, deverá ser ampliado. “Em 2009 apresentamos uma demanda do investimento de R$ 150 mil do Conab, recursos que acabaram atendendo 50 entidades de Londrina. Essas organizações foram beneficiadas pela produção de alimentos de 33 agricultores integrantes do programa. Somente neste ano já temos 70 produtores que aderiram à nossa proposta e que contemplarão mais unidades assistenciais da cidade”, disse. Segundo ele, mais agricultores deverão participar da ação.
Ele também apresentou como será feito o cronograma para a ampliação do novo projeto. “Até o dia 10 de julho faremos um levantamento nas entidades sobre a demanda dos alimentos. Com os dados em mãos, estabeleceremos um diálogo com os agricultores para verificar a possibilidade da compra desses produtos, ação que será realizada de 10 a 20 de julho. Por fim, nosso objetivo é informatizar todos os números do programa até o dia 30, apresentando assim sua conclusão. A pretensão é que o projeto seja executado até novembro deste ano”, concluiu o diretor.
Participaram da reunião o gerente da unidade da Conab de Cambé, José Bosque e o presidente da Cooperativa Solidária de Produção Comercialização e Turismo Rural da Agricultura Familiar do Norte do Paraná (COAFAS), Antônio Geraldo Pieroli (proponente do projeto) bem como representantes da EMATER e das entidades assistências.