Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Projeto Circuito Social Favela Ativa. Ano IV


Texto: José A.C. Jardim
No dia 25 de Julho, o palestrante José A.C. Jardim, coordenador da Central Única das Favelas - CUFAPR - na companhia da professora de educação física Luciana Macedo Ferreira, estiveram na Associação Flavia Cristina - Londrina, para um dia de palestra junto à coordenação pedagógica, direção, educadores e colaboradores. A associação desenvolve atendimento especializado à criança com necessidades educacionais especiais.  A palestra é promovida pelo núcleo do Circuito Social Favela Ativa, composta por ações informativas " palestras", eventos culturais e ações esportivas, estas ações em conjunto tem como objetivo promover prevenção frente ao crack e outras drogas, tratando de temas como Crack: Não Deixe Esta Pedra Te Derrubar. O projeto busca promover mudanças no cotidiano das crianças e adolescentes, para isto é necessário que cada vez mais levantamos debates alinhados as ações práticas, junto as demandadas educacionais e sociais, acreditamos no poder da informação, pois promove conscientização para as crianças e adolescentes sobre o mundo fantasioso das drogas. No entanto, um professor presente e aberto ao dialogo, munido de informações, levanta discussões construtivas aos seus alunos - diz José. È fundamental que nossas crianças e adolescentes tenham educadores com vínculos educacionais teóricos de excelência em suas áreas, mas também traga temas sociais. Todavia afirmamos que as ações culturais e esportivas em nossas comunidades também somam e muito para prevenção diária. Agradecemos a todos os presentes!!!
"Por um Mundo melhor, sem Violência e sem Drogas."










Fotos: Luciana Macedo Ferreira

CUFAPR Londrina. Coord:

Contatos: José A. C. Jardim

Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Campeonato Liga Paranaense dos Dragões



Texto: José A.C. Jardim
No ultimo domingo dia 21 de Julho 2013 - A Liga Paranaense dos Dragões e Central Única das Favelas do Paraná, base de Cambé, realizaram o segundo Campeonato Paranaense Amador de Artes Marciais - 2013. Com o compromisso de inovar e expandir a Liga em parceria com a CUFA/PR traz um novo conceito de esporte vinculado a responsabilidade social. Com lutas de alto nível os atletas proporcionaram ao público presente no Ginásio de Esportes do Jardim Santo Amaro em Cambé, garra e habilidades no ringue. Diante das dificuldades dos atletas amadores o evento mais uma vez fomentou a descoberta de novos talentos, participaram 15 academias da região e o público mais uma vez compareceram e puderam conferiram 25 lutas, com atletas amadores e profissionais, altamente treinados e qualificados. O evento demonstrou mais uma vez que a parceria Liga e CUFAPR, a cada dia consolida-se em uma marca forte no seguimento, revelando novos atletas, proporcionando transformação de valores e dando sustentação para o desenvolvimento da sociedade, todavia, inicia-se esta através dos alunos do projeto social da Liga, aproximadamente 60 crianças e adolescentes frequenta as aulas de boxe, kick-boxing e Muay-Thai, ministradas por José Roberto Nicolau “Mestre KIM”.  Acreditamos que esta ação é fruto também dos parceiros que a cada dia junta-se nesta empreitada esportiva e social, assim agrademos Moto Clube Bola de Neve - Londrina, Hoftalon, Concreje, Capital Contabilidade, Secretaria de Esporte de Cambé, 5S Confecções, Prefeitura Municipal de Cambé, aos vereadores Paulo Soares e Junior Felix que compareceram e prestigiar o evento. Confiram o rank de campeões por equipe: Equipe Monstro, Equipe Souza Thai e 3° Equipe Brazilian-Thai
"Por um Mundo melhor, sem Violência e sem Drogas."


 Mestre kim (camisa listrada)




















Fotos:
Contatos:
Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Cultura Urbana: Apontam o rumo!



Texto: José A.C. Jardim / Sergio de Souza
A cultura urbana periférica é uma realidade crescente em nossas comunidades no estado do Paraná, o protagonismo juvenil trás a tona a perspectivas de novos espaços para o segmento. Na ultima quarta-feira (10/07) aproximadamente 40 representantes do movimento cultural urbano, reuniram-se às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Cascavel, em audiência pública os movimentos debateram os possíveis avanços, presente estavam lideranças comunitárias e José A.C. Jardim coordenador Estadual da CUFA-PR, dividindo espaço com o poder público e debatendo as melhorias para as comunidades periféricas, bem como para a sociedade geral. A iniciativa nasceu da proposta da comunidade, Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo, presidida pelo vereador Paulo Porto. A Central Única das Favelas do Paraná - norteou o eixo central “Cultura Urbana e Periferia” pautou exemplos práticos entre as bases do Estado do Paraná, pois a cultura é uma ferramenta de socialização dentro das comunidades, mas para que a cultura exista de fato é necessário investimento” a exemplo o CCE Centro Cultural Esportivo – CUFA (Jose A.C. Jardim). O Coordenador municipal da CUFA Cascavel Anderson (Andy), presente na mesa comento cultura urbana e como foi resgatado da vida do crime, pela mesma, “outros jovens podem superam suas dificuldades e se tornar porta voz de uma cultura de paz, a proposta vem de encontra as necessidades dos jovens”. Algumas falas trouxeram o silêncio a plenária, a exemplo o rapper Anderson da Silva, um dos milhares de jovens que cotidianamente são salvos por meio da Cultura Urbana: “O hip-hop salva, desde que tenha amor, conhecimento, estrutura e seu foco principal que é o resgate”. – B-boy Tiago Matias, diz que por meio do break conseguiu se distanciar da criminalidade: Confesso que sou peça-chave, não tenho vergonha de dizer que fui resgatado pela cultura hip-hop, foi ela que me tirou do mundo do crime, se hoje não estou metendo uma pistola na cabeça de alguém é por causa dessa cultura”.  A semente foi plantada! Vamos todos permanecer unidos para que se cumpra o objetivo, que a cultura urbana que nasce em nossas periferias não seja uma cultura periférica, que ganhe seu espaço urbano, que possa ser apreciada por todos sem diferença de classes sociais, uma arte que encanta, que espanta, que apaixona as plateias, que apesar do preconceito continua a se espalhar, por que essa é a cultura que fala a língua do povo, então borá pra rua por lá é nosso palco!!!
Agradecemos todos os participantes. 












Fotos: Julio / Sergio de Souza
Contatos:
Tels: (043) 913156-93 / (043) 9632-8327
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com