Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CUFA Paraná reuniu-se com secretários do Governo do Estado do Paraná.

Coordenadores da CUFA Paraná reuniram-se com o Secretário da Juventude do Paraná Edson Lau e com Fernanda Richa atual Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social para apresentar as ações desenvolvidas e previstas para os anos de 2015 e 2016 no Estado do Paraná.  A reunião ocorreu no dia 29 de Junho no Palácio das Araucárias em Curitiba, presente na reunião o Presidente da CUFA Paraná José Antonio C. Jardim e os coordenadores municipais Anderson Marcos, Mario Dias, Agesildo de Oliveira, Nilton Gonçalves e Mario de Lima. Na ocasião foram apresentados aos presentes as ações desenvolvidas nas onze cidades paranaenses e no Brasil, destacando-se os trabalhos na área de cultura, desporto, prevenção as drogas, principalmente o crack que há seis anos é realizado pelas bases da CUFA no Estado. Considera-se este um momento importante, pois á aproximação da CUFA junto ao Governo do Estado pode por meio da parceria proporcionar novas ações que vão ao encontro aos jovens de territórios periféricos. 





 CUFA Paraná

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 22 de junho de 2015

CUFA Londrina promove seminário de prevenção as drogas

A prevenção ao uso de drogas, principalmente o crack, faz parte das ações desenvolvidas pela Central Única das Favelas do Paraná. No dia 20 de Junho, na continuidade do projeto a Casa do Caminho em Londrina recebeu em seu auditório os palestrantes José Antonio Campos – coordenador presidente da CUFA Paraná e Marcos Silveira coordenador de políticas sobre drogas da CUFA Paraná, na ocasião ambos promoveram um amplo debate sobre as drogas e seus efeitos no cotidiano educacional, familiar e socialmente. As palestras realizados pela CUFA tem protagonizado novos diálogos com a juventude em respeito as drogas, porém, os seminários de capacitado agentes multiplicadores no combate ao crack, fortalecendo as redes atuantes envolvidas, fomentado o debate sobre o consumo a nível de saúde pública, entre outros fatores, todavia, todas as ações desenvolvidas seguem a temática da prevenção primária. No entanto, nossa trajetória histórica que iniciou em 2008 tem levando discussão para dentro das escolas entre os pais, filhos, professores e o corpo dirigente no intuito de formação e conhecimento das causas e efeitos das drogas na vida do ser humano.




CUFA Paraná
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

CUFA e Seppir discutem ações para moradores de favelas

Na ultima segunda, 15 membro da Central Única das Favelas, CUFA, encontraram-se com a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Limo Gomes, para fortalecer a relação CUFA Nacional, CUFA Global e Seppir e a retomada de ações em parceria. Durante a reunião, no gabinete oficial da Seppir a CUFA apresentou as ações desenvolvidas no campo da educação, esporte, cultura e cidadania. Estiveram presentes na reunião, Bruno Kesseler coordenador da Brasília, José Antonio coordenador da CUFA Paraná, Manoel Soares, coordenador do Rio Grande do Sul, Abraão representante da CUFA Bahia, Francislei da CUFA BH e presidente da instituição e responsável pela CUFA Ceará Preto Zezé e os fundadores Celso Athayde e Mv Bill. O ponto forte da pauta desse encontro foi a desenvolvimento de políticas públicas para as favelas brasileiras. A Ministra destacou a importância de estreitar os laços, de forma a beneficiar a população negra brasileira. “Abrir a agenda para ouvir movimentos sociais, escutar as demandas, conhecer os trabalhadores em andamento e colabora de acordo com nossas possibilidades e essencial” Comentou a Ministra Nilma Lino.  



CUFA Paraná

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 30 de março de 2015

ONU irá receber escritório da Cufa

Foto: Naiara Pontes/SG
Fortalecimento da relação entre governo e movimento social, criando oportunidades para melhorar ainda mais a vida das populações das favelas. Este foi o compromisso reiterado nesta terça-feira (24/3) pelo ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) aos representantes da Cufa - Central Única das Favelas, que contou com a presença do secretário Gabriel Medina (Secretaria Nacional da Juventude).
Rossetto confirmou o apoio do governo federal à realização da Semana da Cufa, de 12 a 17 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O ministro afirmou que o trabalho da Central é “uma experiência brasileira importante”. Atualmente, a Central, criada há 20 anos no Rio de Janeiro por jovens de favelas, tem escritórios espalhados em 17 países e prepara-se para inaugurar mais três, dois em Nova Iorque (sede da ONU e outro no Harlem) e um na Inglaterra. A pauta internacional da entidade tem foco em três temas: juventude, desenvolvimento urbano e afrodescendência. “Temos problemas globais e as soluções podem ser as mesmas”, defendeu Celso Athayde, um dos fundadores da Cufa. Acesse o link: http://secretariageral.gov.br/noticias/2015/marco/24-03-2015-onu-ira-receber-escritorio-da-cufa
CUFA Paraná
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com
Comunicação PR: sergio.cufaparana@gmail.com


quarta-feira, 25 de março de 2015

CUFA revitaliza Centro Cultural Gilberto Mayer

Numa parceria entre a Central Única de Favelas (CUFA) e a prefeitura de Cascavel, para revitalização do Centro Cultural Gilberto Mayer vem chamando atenção não só das pessoas como da mídia, pois á “Artes Urbanas” (Graffiti) produzida por grafiteiros dos núcleos da CUFA na Cidade de Cascavel e Toledo tem como tema o movimento  as culturas e etnias que formam a cidade de Cascavel. A idéia de ceder o espaço ao grupo foi do prefeito Edgar Bueno, que junto com a equipe da Secretaria de Cultura e demais secretarias que atuam na obra aprovaram a iniciativa. O público que passa pelo local vislumbrava as obras espalhadas pelas paredes que a cada dia ganham forma em meio as corres.
Acessem o link e assistam a matéria exibida por uma rede local de TV de Cascavel, coordenador municipal da CUFA Anderson Marcos da Silva falando do trabalho de revitalização que esta sendo realizado no Centro Cultural Gilberto Mayer.

CUFA Paraná

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com
Comunicação PR: sergio.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 23 de março de 2015

Taça K1 do Paraná Fighter

Mais um evento realizado com sucesso, dia 22 de março de 2015 a CUFA-PR em parceria com a Liga Paranaense dos Dragões e Kaiko Associação promoveram a primeira edição da Taça K1 do Paraná Fighter, tivemos 16 lutas com participação de várias academias da região.
No evento contamos com várias autoridades da cidade de Cambé, Prefeito João Pavinato, vereadores Paulo Soares, Junior Felix, Estela Camata, secretário de esporte Fabio Fernandes, e não podemos deixar de mencionar a presença de várias lideranças e líderes comunitários, mestre Kim Nicolau, Cassio Gomes da Associação KAIKO, Mirian Martins funcionária pública e ex-vereadora de Cambé, Grupos de Capoeira, Mestre Geleia, Mestre Tizil, Mestre Guanabara, Professora Rafaela do grupo Camará Capoeira
O evento começou com uma apresentação de capoeira onde alunos e mestres de várias escolas se reuniram em uma única roda para mostrar essa rica expressão artística conhecida hoje como a arte marcial Brasileira.












domingo, 22 de março de 2015

Culturas e Etnias Na Construção De Uma Metrópole


A CUFA-PR/Cascavel em parceria com a prefeitura, deu inicio a revitalização do Centro Cultural Gilberto Mayer.
Com o trabalho de revitalização a CUFA/PR trara um novo conceito que algum tempo vem sendo reconhecido como arte, o graffiti.
O espaço é de 640m² e a proposta do tema é retratar as culturas e etnias que formam a cidade de Cascavel, o trabalho será realizado por quatro grafiteiros de Cascavel e contará com o apoio do coordenador da CUFA de Toledo Isaac Souza de Jesus.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Cambé como destaque nas lutas pelas causas sociais.

Coordenação da CUFA Paraná José Antonio Campos e Sergio de Souza, juntamente com o presidente da Liga dos Dragões instituição afiliada a CUFA, Jose Roberto Nicolau mais conhecido como Mestre Kim esteve hoje em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Cambé Paulo Soares, propondo parceria com o Poder Público da cidade para ampliação dos projetos da CUFA, nosso objetivo é estender projetos em todos bairros periféricos atendendo maior número de crianças e adolescentes e com isso colocar Cambé como destaque nas lutas pelas causas sociais.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Invent e a FHolding (mantenedora da Central Única das Favelas – Cufa) unem forças e lançam no Rio de Janeiro, a iNFavela


Mesmo com o potencial de consumo da classe C descoberto, a base da “pirâmide social” se manteve pouco explorada, principalmente, devido à falta de conhecimento da localidade e às dificuldades de logística nas favelas. Na tentativa de preencher esta lacuna, a Invent e a FHolding (mantenedora da Central Única das Favelas – Cufa) uniram forças e criaram a iNFavela, agência de live marketing (aproximação física entre empresas de pessoas) que promete ser o passaporte de entrada das grandes companhias nesses territórios. O lançamento oficial da empresa aconteceu nesta quarta-feira (4/2), no terraço do Consulado Italiano no Rio de Janeiro, no Centro do Rio.
A iNFavela terá presença nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, sendo que a sede principal será no Rio, em Madureira. Até o momento, a agência possui 25 funcionários, sendo que 75% destes são pessoas das próprias comunidades onde o empreendimento atuará. Com um orçamento de R$2 milhões previsto para 2015, a iNFavela passa a integrar o Grupo PPG e chega com o objetivo de aproximar as grandes empresas dos consumidores das favelas e ajudá-las a entender esse mercado fértil e inabitado, através de experiências criativas entre as marcas e o público-alvo.
As favelas movimentam cerca de R$ 64,5 bilhões por ano – de acordo com a pesquisa Radiografia das Favelas Brasileiras, do Instituto Data Favela, 2013 -, capital semelhante ao PIB de Paraguai e Bolívia juntos. E é, justamente, neste cenário que a iNFavela pretende atuar. “A proposta é atuar no território de periferias e favelas de todo o Brasil. Vamos fazer com que marcas que não tenham acesso a esses locais passem a ter, de maneira planejada e eficiente. Esses locais têm uma economia pulsante, que precisa ser estimulada de forma responsável, é claro”, afirma Sandro Ferreira, presidente da Invent e da iNFavela.
Para Celso Athayde, fundador da Cufa e presidente da FHolding, a iNFavela chega para solucionar tanto o problema das empresas quanto dos consumidores que moram nas favelas. “Estudamos o comportamento dos moradores das favelas e percebemos que existe uma lacuna grande entre os interesses e as necessidades dessas pessoas e a oferta das grandes empresas. Isso acontece porque até hoje a comunicação voltada a essa população foi muito pouco explorada. Com a iNFavela, vamos aproximar essas empresas deste público e trazer benefícios para os dois lados”, explica Celso Athayde.